AÇÕES LONDRIX

 

  • Oficina ENCANTAMENTOS POÉTICOS: direcionada ao público acima de 60 anos e realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso que cede os espaços Centro de Convivencia do Idoso Zona Leste e Zona Oeste, além da divulgação entre o público atendido pelos mesmos. Tem duração de 4 meses, iniciando em fevereiro/18 e periodicidade semanal, com encontros de 2h de duração. O projeto “Encantamentos Poéticos”, iniciado em 2010 em parceria com o Grupo da Feliz Idade da Farmácia Vale Verde e no ano seguinte com a  UNATI-Universidade da Terceira Idade/UEL. É direcionado ao público da terceira idade e organizado em encontros semanais com objetivo de estimular a leitura e compreensão dos participantes, levando-os a descobrir o prazer da leitura literária e a tomar contato com poetas da língua portuguesa contemporâneos. Possui a finalidade maior de levar o conhecimento da arte literária para a população londrinense da terceira idade. O projeto compreende a realização das oficinas semanais sob a coordenação pedagógica de Áurea Palhano. O projeto culmina com a apresentação dos resultados no Museu Histórico durante a realização do evento principal do Festival Literário de Londrina.

  • Um Dedo de Prosa: promove o encontro de escritores com estudantes para uma conversa sobre literatura. O diálogo do escritor com os estudantes visa aproximar criadores e leitores. Esta ação foi prestigiada em 2014 pela Bolsa Fomento à Literatura pelo Ministério da Cultura. Os estudantes dos Distritos de Londrina terão a oportunidade de receber em suas escolas escritores londrinenses. Sendo que cada escola receberá dois escritores em datas diferentes. Com início em março/2018 e culminância durante o período do Festival em maio/18. Participarão dessa ação autores londrinenses selecionados via edital.

  • Sarauzinho: direcionado ao público infantil, irá atender crianças da Rede Municipal de Ensino, em especial às escolas mais periféricas de acordo com logística da Secretaria Municipal de Educação que trará as crianças até à Vila Cultural Cemitério de Automóveis para participarem do evento de contação de histórias com objetivo de divulgação literária e formação de público leitor. No universo lúdico dos personagens, as crianças são convidadas a participar de reflexões, a tecer o desfecho da narrativa e se envolver no mundo maravilhosa da literatura. Com realização de março a maio de 2018. Visa também a universalização e democratização do acesso aos bens culturais, visto que este público possui raras oportunidades de sair do local de origem para frequentar aparelhagens culturais existentes no Município, em especial as Vilas Culturais.

  • Exposição Literária: como uma atividade agregada ao Londrix  justifica-se pelo fato de construir uma memória Literária da cidade que passa a estar acessível ao público do Museu Histórico de Londrina. Consiste num trabalho com alunos de Graduação de Letras do último ano (UEL),  que abordarão temas na produção literária de Londrina numa perspectiva teórico-crítica por meio da recolha de materiais e documentos sobre a produção histórica literária da cidade, numa intervenção criativa. A finalidade é criar uma TRIDIMENSIONALIDADE para este material visando sua exibição per se. Esta exposição alcança uma reflexão sobre a produção literária de Londrina e sua possibilidade de acesso ao público local e regional. Inicia sua pesquisa em novembro de 2017 e teve sua culminância numa Exposição Museu Histórico em novembro/dezembro de 2017 e uma outra edição será montada paralela à realização do Festival, em maio/18.
     

  • Assalto Literário: Realizado em locais de aglomeração de público como feiras, praças e locais públicos em geral, o grupo de assaltantes é constituído por artistas que ao invés de subtraírem bens e valores, recitam poesias e distribuem livros. A ação do Festival Literário de Londrina faz parte das atividades do grupo AARPA e acontece desde 2011. Os assaltantes já distribuíram 3.200 livros, entre contos, crônicas, romances, poesias e textos dramatúrgicos. Os títulos são da Editora Atrito Art e de doações de editoras parceiras. Em 2018, as ações do Assalto Literário irão privilegiar as regiões periféricas da cidade em destaque Zona Norte (Feira do Cinco Conjunto) e Zona Sul, local ainda a ser determinado. Esta ação ganhou o Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura em 2015.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now