Sérgio Vaz desenvolve o projeto “Poesia contra a violência, a literatura como instrumento de cidadania
A poesia nas escolas da periferia incentiva a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania. Quem pode falar deste tema com propriedade é o poeta, criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) em São Paulo, Sérgio Vaz, uma das atrações do Londrix nesta sexta-feira (10).
Ele participa, às 15 horas, do Sarau Vista Bela e do bate-papo “Poesia contra a violência, a literatura como instrumento de cidadania”. O poeta lança também o livro “Flores de Alvenaria, no Museu Histórico de Londrina.
Sérgio Vaz é autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas da periferia de São Paulo. Mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e, além de escrever, é agitador cultural nas periferias do Brasil. O Cooperifa é movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. O projeto também promove o encontro de leitores e escritores, além de divulgar a poesia nas escolas. Já deu origem a centenas de saraus, além da publicação independente de mais de 100 livros.
A poesia contida no livro “Flores de Alvenaria” aborda os mais variados temas: educação, negritude, liberdade, sexo, empatia. Com apresentação do cantor e compositor Chico César, a obra traz diálogos, relembra a situação da periferia em outras épocas e conta com poemas que costumam ser declamados na Cooperifa.
Realização:
AARPA
Apoio:
Cultural, Interativa, RPC
Parceria:
Museu Histórico/ UEL
Patrocínio:
PROMIC
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania
Governo Federal
Serviço:
Sarau Vista Bela e Bate-papo “Poesia Contra a Violência - a literatura como instrumento de cidadania”
Lançamento do livro “Flores de Alvenaria”
Horas: 15 horas
Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900
Comentarios